segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Quarto Poder!

Hoje, dia 27/06, estava eu no ponto de ônibus esperando o 520 em baixo de chuva. Para quem conhece esses ônibus da Galo Branco sabe como é, tenso! Porém esses momentos de ócio eu sempre fico imaginando alguma coisa e fiquei pensando a quanto tempo  eu não escrevo por aqui. Procurando um tema pensei sobre a  minha conversa com o camarada Rogério do trabalho na sexta sobre a TV Globo, as frases do Gabriel o Pensador "A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você." e do Jorge do Peixe da Nação Zumbi "Necessidades adquiridas na Sessão da Tarde".
Já perceberam que a programação da Globo é quase um relógio diferente, como usamos ela para almoçar, jantar, dormir, sair etc. Como almoçar depois do Globo Esporte, preparar o jantar depois do Vídeo Show, ir dormir depois dos seriados e sair antes do Globo Repórter começar.
Eu já fiz muito isso (tirando a parte do jantar) e pensei que provavelmente eles preparam a programação justamente para isso. Por exemplo depois do Esporte Espetacular vem o Didi ou Xuxa, então você almoça, faz alguma coisa para casa, compra a cerveja, prepara o churrasco e volta para assistir o jogo de futebol. Olhando toda a programação ela te prende, por ela te prender você passa a se programar a partir dela e você acaba virando um ser programado pela TV como disso o Gabriel.
Isso pensando só na montagem da programação. Se for olhar os ideais que a Globo te empurra por goela abaixo como candidatos que são eleitos e casados pela formação de opinião que ela cria a partir da sua programação. Para piorar o Rogério, com quem tive a conversa que originou o post, disse que fez um teste e parou de assistir TV por um tempo, com isso começou a ficar desinformado e por fora das conversas com amigos e familiares.
Qual é a nossa opção então?
Criar um novo meio de comunicação que não nos programe. Será que se fizermos isso, conquistando algum espaço, grana e poder não vamos ser tão imperialista como a Globo é.
Qual o limite disso tudo?
Sinceramente esse poder da Globo me assusta e não vejo saída. Uma saída seria a Internet e me diz qual é o primeiro site de notícias que você entra? Acho que essa pergunta já foi respondida rs!
Com a globalização e a necessidade de tanta informação, o quarto poder esta cada vez mais forte.
Não sei qual vai ser a solução, mas espero que apareça algo logo. Se continuar assim acho mais justo criar uma eleição presidencial de quatro em quatro anos para o presidente da Globo e suas afiliadas espalhas por todo o Brasil.


Abraços






4 comentários:

  1. Todas as afiliadas da globo são pertencentes a políticos. A comunicação é um negocio muito sério, é algo que diz o que vc deve e o que vc não deve fazer....o que vc deve ou não deve CONSUMIR.

    felipe!

    ResponderExcluir
  2. Como eu citei no texto "Necessidades adquiridas na Sessão da Tarde"! Você acaba necessitando daquilo que é aparesentado a você e quando alguém tem o monopólio desse canal até você, tem muito poder!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho, nesse caso, como profissional da área de informação, sou obrigada antes de emitir a minha opinião, informar a todos e ao Rogério sobre os meios de comunicação. A Globo não é apenas uma empresa de comunicação é uma dominadora de mercado. Caso único no mundo. Na Europa os meios de comunicação são mais democráticos.

    È proibido existir uma empresa como a Globo que domine o mercado. Não apenas como um direito de comsumidor, mas como direito do "bendito" Capital.

    Ou seja, na Europa os meios de Comunicação funcionam, mais ou menos, como os Canais fechados aqui no Brasil.

    E a programação funciona de acordo com o telespectador acordado, não dá para passa Xuxa 2h da manha e Serginho Groisman 14h de sábado.

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem Playzinho!
    Acho q a galera da geração internet ainda é ligada a TV, mas tem um vinculo mais forte com a grande rede, assim, penso que a TV vem perdendo espaço com essa geração, mas ainda tem muita força, principalmente ao emitir opiniões que poucos contestam, por se acharem incapazes de faze-lo, já que não frequentaram a academia, ou não leram zilhoes de livro sobre o assunto e etc. Então é melhor que ele falem, pois são intelectuais, certo? Errado! Todos, independente da formação, temos discernimento sobre os fatos. O problema é que a informação é manipulada e formatada ao bel prazer de seu emissor, isso unido a bela grade de programação que temos na TV aberta é uma Napalm pra qualquer cérebro. Novelas, filmes idiotas e toda sorte de programas para que sejamos programados.
    A internet pode ser uma saída porque muda a lógica da informação: voce deve buscá-la e não bebe-la como uma cintra quente num verão mais quente ainda! Mas ainda assim, temos que atentar em qual site estamos buscando essa informação.
    Sobre manipulação da informação, deixo a dica do documentário "A revolução não será televisionada" e algumas sugestões de sites não hegemônicos:

    http://www.cartacapital.com.br
    www.brasildefato.com.br
    www.cartamaior.com.br
    agenciabrasil.ebc.com.br

    Forte abraço!

    ResponderExcluir