sábado, 14 de maio de 2011

Desordem Geral

Hoje eu vi um programa de TV falando sobre o centro de São Paulo e seus problemas. Lógico que o mais polemico foi a famosa cracolândia, também falaram da Rua 25 de março, da noite agitada e dos contrastes existentes lá. Nada de muito novo e empolgante, mas o que eu venho percebendo há algum tempo é a maçante crítica a policia militar e aos outros serviços apenas algumas leves citações. Por quê? Não defendo o modo de agir da policia nunca, afinal eles batem, eles humilham e ainda somo assaltados por eles. O problema não está em criticar eles, mas em só criticá-los. Afinal o Brasil se desenvolveu desordenadamente, mas se desenvolveu e nenhum problema tem uma só solução. Não vai se resolver apenas com melhorias na segurança, na saúde ou na educação, tem que ser uma ação conjunta melhorando todas essas áreas (em passos lentos desde que ande).
Às vezes acho que é muito fácil criticar a PM, pois muitos playboys, artistas, ou seja, esse pessoal de classe média formadores de opinião que usam drogas e já apanharam ou perderam algum para a PM. Isso gera uma opinião de revolta que passa para todo o país e ainda os profissionais da PM estão despreparados, ganhando pouco, são ignorantes etc... Já viu a confusão! Junta a fome com a vontade de comer.
Temos que entender os problemas dos drogados e dos pobres. Temos que tentar resolver isso, mas também temos que entender que o nosso país tem tantos problemas quanto a sua dimensão. Estamos caminhando para sermos a sétima economia do mundo e ainda brigando para resolver problemas de dois séculos atrás. Vamos parar de sentar o cacete na PM apenas porque eles nos afetam diariamente mais do que as outras áreas que são tão deficitárias quanto e analisar toda uma situação que é desesperadora. O maior problema do país não é a violência, a fome, saúde ou distribuição de renda e sim a falta de vontade de resolver os problemas.
Não sou um cientista social ou político, mas acho errado isso que a TV faz com a policia, só porque vende e é polemico.
Eu sei que é cultural olhar sempre para o nosso umbigo, mas para conseguir melhorar alguma coisa mesmo vamos ter que abrir mão de muitas coisas e olhar para frente. É difícil, não faz parte da nossa natureza, vamos ter que mudar o senso comum... mas quem sabe um dia agente consegue. Eu tenho fé nos seres humanos e vamos conseguir sair dessa fossa maldita que humanidade está!

Abraços

4 comentários:

  1. Arrogância e a indiferença...Passivos diante das situações, afinal, a culpa nunca é nossa, é sempre do político, da PM, do vizinho, do pai, do chefe...Somos agentes ativos e a mudança não está lá fora, está dentro de nós. A mudança acontece quando damos um exemplo, quando agimos para o bem, por menor impacto que essa atitude aparentemente represente. Até quando as coisas vão ser assim? Mas com tudo isso eu ainda acredito nas pessoas...Pois o primeiro passo para que o bem aconteça e a crença nele...
    Abç,Ti.
    J.

    ResponderExcluir
  2. É triste a realidade do nosso país, mais que triste é vergonhoso... tudo que você disse eu concordo, só tenho um complemento a fazer FAMÍLIA, hoje não existe mais os ensinamentos passados de geração em geração como moral e bons costumes, o respeito hoje não existe nem de pai com filho... imagine se um policial ira ter respeito com alguém!
    tudo está realmente uma DESORDEM GERAL e pense comigo se nós, seres humanos fôssemos melhores, produziríamos mais melhor também

    ResponderExcluir
  3. *ops quis dizer mais E melhor //que gafe

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos os argumento. Apenas trago a lembrança de todos que hoje não está pior do que antigamente. Hoje temos meio de comunicação com mais capacidade de se comunicar. Não bastasse os meios de comunicação de massa, temos o um a um, que é a comunicação via web. O importante a discutir o que é veiculado, o que interessa ser vendido, qual a opinião de massa é interessante construir?

    Já tivemos tempos primitivos, já tivemos tempos de explração desmedida, já tivemos tempo onde a mulher não podia votar quiça registrar queixa de estrupo contra o próprio marido. Já houve época onde o coronelismo vingou, já houve época de terra sem Lei.

    A humanidade melhorou sim. Em diversos programas desenvovidos por ONGs, igrejas dos mais diversos credos e até mesmo pelo poder público, vários tem sido os benefícios desenvolvidos.

    Essa semana, conversarvamos sobre eletrecidade. Ela me disse que no interior de Minas não tem um sertão que não tenha luz. Outro amigo que trabalha na Ampla comentou que está instalando em SG luz onde nunca houve.

    Isso é divulgado? Não. Não interessa a grande Globo e seus comparsas divulgar essas coisas. Por que? Aí agente pode pedir ao play para abrir outro item com esse assunto e agente manda ver. bjs

    ResponderExcluir